Páginas

16/08/2009

Geo-visita ao Hospital Termal das Caldas da Rainha, 8 de Agosto de 2009

Como se forma a água termal?
Estas água termais resultam da infiltração da água da chuva, nas fendas do maciço calcário da Serra dos Candeeiros, cujos anos de percolação (tempo de circulação subterrânea) é de aproximadamente 7 000 anos, segundo os estudos mais recentes.
Quando a água se infiltra e forma um aquífero, ou seja, que contém com uma grande concentração de água, este passa a ter valor económico e é possível rentabilizá-lo.
Esta água é muito mineralizada porque vai dissolvendo os minerais das rochas ao longo do seu percurso. A natureza das rochas, a velocidade a que a água circula e a temperatura das rochas encaixantes, entre outros factores, vai determinar a composição mineralógica da água.
Como é que ela sai a 32ºC de temperatura?
O magma está muito profundo, não é considerado fonte de transmissão de calor nestas águas. Os minerais constantes nas rochas encaixantes possuem elementos radioactivos que ao se desintegrarem libertam energia e aquecem a rocha, e por sua vez, esta aquece a água.
O que é um Hospital Termal?
Este é considerado um hospital termal porque a água é usada para tratar pessoas.
Como surgiu este Hospital Termal que é considerado o mais do Mundo?
É o mais antigo do mundo porque foi o primeiro hospital a usar a água, para tratamento de enfermos.
Como surgiu este Hospital Termal que é considerado o mais antigo do Mundo?
É o mais antigo do mundo porque foi o primeiro hospital a usar a água, para tratamento de enfermos.
D. Leonor, esposa do Rei D. João II (D. João II nasceu em Lisboa, a 3 de Março de 1455 e faleceu em Alvor, a 25 de Outubro de 1495, enterrado na sé de Silves e transladado em 1499 para o Mosteiro da Batalha.), ia a caminho da Batalha, às exéquias do seu sogro, D. Afonso V, entre Agosto e Setembro de 1481 (D. Afonso V - 12.º Rei português (1432-1481) nasceu em 15 de Janeiro em Sintra e morreu no dia 29 de Agosto também em Sintra mas foi enterrado no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha) ao passar por ali viu passoas a banharem-se em água "suja e com mau cheiro". Pediu que fossem perguntar à pessoas porque se banhavam naquela água ao que lhe foi dito que era uma água que tratava doenças. A rainha D. Leonor mandou trazer um pouco dessa água que colocou num mal que ela tinha no peito, e logo sentiu um grande alívio. Mais tarde a Rainha mandou o Mestre António levar uns frades doentes para aquelas água para ver se ele melhoravam (a Rainha acabava de aplicar o método científico). Passado algum tempo verificou-se que esses frades melhoraram com aquelas "caldas" = "águas". Quatro anos após a Rainha ter passado por aquelas terras, foi colocada a primeira pedra em 1485 para construir o primeiro Hospital Termal do mundo. Em 1500 inaugura-se a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo.
No reinado de D. João V, que frequentou 13 vezes as termas, reedifica o Hospital Termal, no século XIX cria-se o
Banheira para massagens feita com calcário de Lisboa, rocha sedimentar bio construida com recifes de rodistas do Creatácio Inferior (Foram formados há 100 a 95 Ma quando havia um clima tropical, águas quentes propícias à formação de corais e colónias de rudistas) com o nome comercial de "Calcário Lioz"

Como surgiu a cerâmica das Caldas da Rainha? A cerâmica apareceu inicialmente para servir o Hospital e depois começou a verder pequenas peças


Links relacionados:
http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=18639 (Relógio da Igreja do Pópulo vai voltar a dar horas)
http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2009/04/22/igreja-de-nossa-senhora-do-populo/(Exposição de relógios na subida à Torre Sineira)

Sem comentários: